top of page

Projetos

Projeto EssaCoisaToda –

Rota Panamericana

A intenção do projeto é documentar a situação ambiental nos países que compõem as três Américas. Durante cerca de 12 meses os jornalistas e fotógrafos, Jorge Toth e Nilton Pavin irão percorrer a maioria dos países latino-americanos para registrar a fauna e a flora regionais e reproduzir a cultura das comunidades locais.

A ideia dos jornalistas é sair de Ushuaia e seguir até o Alaska – percorrendo mais de 35 mil km, entre desertos, montanhas, áreas de mata virgem, com neve, entre outras. Em todos os lugares, os jornalistas irão registrar com fotos, textos e imagens o cenário natural e entrevistar os cidadãos que compõem as comunidades locais.

A equipe fará um Diário de Bordo e registrará todos os projetos nas redes sociais. Também serão registrados os acontecimentos envolvendo a viagem, que pretende percorrer mais de 15 países.

O resultado final da pesquisa será registrado em um livro de fotojornalismo, com depoimentos e em um documentário para
a televisão. É importante ressaltar que a equipe envolvida
no projeto fará contato diário com os internautas via redes sociais: Facebook, Blog, Orkut, Twitter e Site. Eles também manterão
contato com alguns veículos de comunicação nacionais para os leitores acompanharem a expedição.

Parques Nacionais Preservados

A intenção do projeto é manter a integridade natural dos Parques Nacionais brasileiros. A ideia é que uma equipe de jornalistas visite todos os parques e registre fotograficamente os pontos mais interessantes e os marque com as coordenadas de um GPS.
A intenção de documentar a foto com um GPS é o de proporcionar a possibilidade de no futuro os pesquisadores poderem comparar a situação atual do parque com a que registramos há alguns anos.
Preservar a fauna e a flora dos parques nacionais. Disponibilizar todas as informações em um livro e em um site na internet para que estudantes, pesquisadores e cientistas possam fazer suas pesquisas sem investimento.

Da Nascente ao Povo –

Água para Todos

O projeto tem a finalidade de mostrar à população em geral a importância de se manter os rios limpos para uma comunidade,
uma região, um país, um continente e o Planeta.

Preservar os rios e suas nascentes é uma questão vital para o
homem contemporâneo, pois só assim haverá garantia de que, no futuro, as próximas gerações possam usufruir deste precioso líquido.

A intenção do projeto é conscientizar a população da necessidade
de se preservar os rios nacionais, assim como os de todo o Planeta. Por tal, a equipe do projeto irá registrar em textos, fotos e filmes
os 10 maiores rios brasileiros e, com essas informações, apontar os maiores focos de poluição e sujeira.

O Projeto irá apresentar a história de cada rio, registrar os principais lugares com fotografias, mostrar como vive o povo ribeirinho e apontar sua importância no desenvolvimento do País. É importante destacar que todas as fotos e imagens serão registradas com um GPS
para que, no futuro, seja possível acompanhar a situação da região.

O resultado deste estudo será registrado em um livro de fotojornalismo, um documentário e uma exposição fotográfica itinerante. A equipe também estará em contato direto com o
público por meio de um blog montado só para este evento.

O projeto Da Nascente ao Povo – Água para Todos está
sob a coordenação e responsabilidade do jornalista,
fotógrafo e escritor, Nilton Pavin.

Projeto Descobrindo os Brasis.

Após encontrar algumas cidades com o nome do nosso país, pelo continente americano, realizamos uma minuciosa pesquisa, iniciada em 1998, consultando diversos mapas, sites e consulados, deparamos com mais de sessenta cidades e vilarejos que usam a nomenclatura “Brasil”, “El Brasil” e “Brazil”, espalhados por
14 países das Américas.A partir daí, surgiu a ideia de produzir um livro cultural, ilustrado com mapas, fotos e com textos em português, espanhol e inglês, retratando a cultura, as tradições e os costumes desses “brasileiros”, dando enfoque nas questões sociais, ambientais, geográficas e históricas. Com isso, traçar um perfil destes inúmeros locais com o nosso País. E responder a pergunta que mais intrigou: Por que Brasil?

Parques Nacionais de Norte a Sul

Região Norte (16 unidades):

Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins;

Região Nordeste (21 unidades):

Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí,

Rio Grande do Norte e Sergipe;

Região Centro-Oeste (7 unidades):

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;

Região Sudeste (12 unidades):

Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo;

Região Sul (11 unidades):

Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fotografar, produzir textos e filmar os Parques Nacionais, relatando sua criação, personagens, histórias, atrações, fauna e flora da região. Para elaboração de dois livros: Fotojornalismo e outro de História Oral, que serão distribuídos em bibliotecas em vários municípios brasileiros. E um documentário em vídeo. Criação de site, com atualização semanal durante a execução do projeto, que trará várias informações e fotos dos parques visitados.

Rotas da Dutra

Fotografar, produzir textos das cidades lindeiras da Rodovia Presidente Dutra e, das cidades de até 100 km da via. Dividindo em quatro folders (A3) com textos e fotos sobre as localidades e seus atrativos culturais, históricos, gastronômicos. Acompanhado de um diagrama da estrada relatando os quilômetros dos acessos às cidades, postos de serviços, apoio aos usuários, pedágios e postos da polícia rodoviária.

© 2013 by terra.bio.br all rights preserved

bottom of page