
Paraíso Eco Lodge, SP
Assista o vídeo completo da matéria








Hotel paulista investe em boas práticas e
sustentabilidade promovendo a inclusão da comunidade
local e tratamento biológico do esgoto
Por Nilton Pavin
Instalado em meio à rica fauna e flora da vegetação da Mata Atlântica, o Paraíso Eco Lodge é um empreendimento que tem no seu objetivo estratégico de negócio a sustentabilidade e boas práticas. O hotel fica na cidade de Ribeirão Grande, a 223 quilômetros de São Paulo, bem ao lado do Parque Estadual Intervales, participando ativamente para ana preservação da região, na geração de renda e integração com a comunidade local.
Toda a construção do hotel foi pensada para a conservação do
meio ambiente. Quem observa o luxo das instalações não imagina que
as 10 cabanas e chalés dos módulos América e África foram
construídos com material reaproveitado de sobras da indústria de laminação de madeira. “Se não o utilizássemos, provavelmente este material seria usado para poluir ainda mais o meio ambiente”, afirma Manoel Pereira, coordenador do Paraíso Eco Lodge. O empreendimento conta ainda com tratamento biológico de esgoto com tecnologia japonesa,
que visa não poluir os lençóis freáticos e rios do entorno.
Segundo Pereira, o hotel possui grandes lagos para natação, ao invés
de piscinas, que gastam água e consomem grandes quantidades
de produtos químicos na manutenção. As lareiras ecológicas, acesas
com velas, evitam que madeira seja queimada e libere CO2, preservando ainda mais o meio ambiente.
Pensando também na inclusão da comunidade do entorno, o empreendimento apoia os habitantes de Ribeirão Grande e região, com a realização de projetos sociais, entre eles, Anjos do Paraíso. “Muitos dos nossos clientes voltam ao Lodge como parceiros em ações sociais e acabam se envolvendo com os problemas da população local. Por exemplo, alguns médicos realizaram um mutirão e atenderam os moradores em especialidades que não existem na região”, comenta o coordenador. Outra ação é a distribuição de presentes e ovos de Páscoa para as crianças nas datas comemorativas.
Para aumentar a renda da população, o hotel patrocinou um grupo de artesãos, que produz peças com matéria-prima local, extraídas da Mata Atlântica. Cascas de árvores e sementes se transformam em pássaros e animais da floresta, suvenires cobiçados pelos visitantes internacionais. Outra atividade foi o resgate das tradições regionais, como os grupos de dança fandango, popular no interior de São Paulo.
O hotel também utiliza estratégias para repassar a cultura sustentável, imergindo os hóspedes a cada passeio em atividades de reflexão quanto à necessária proteção e valorização do meio ambiente.
A pousada ecológica atua também na preservação de uma importante área do Estado de São Paulo, conhecida como Continuum Ecológico de Paranapiacaba e está cercada pelo Parque Estadual do Alto do Ribeira (Petar), Estação Ecológica Xituê, Parque Estadual Carlos Botelho e Parque Estadual Intervales.
No campo acadêmico, o Paraíso disponibiliza sua infraestrutura para o apoio à realização de pesquisas, como trabalhos de especializações, mestrados e doutorados. “Os pesquisadores são guiados por nossos profissionais, profundos conhecedores dos hábitos dos animais e das trilhas mata adentro”, diz o coordenador da pousada ecológica.
Ecologicamente correto
O Paraíso Eco Lodge está localizado em uma área de 17 milhões de
metros quadrados de rica fauna e flora e no coração da Mata Atlântica, reunindo esse novo conceito em hospedagem, diversão, lazer e encontro entre homem e natureza.
Criteriosamente planejada, a pousada ecológica oferece instalações requintadas, com chalés, cabanas e bangalôs dotados com hidromassagens, frigobar, lareira ecológica e outras facilidades, além de fitness center, lounge, salão de jogos, restaurante, lago para pesca esportiva, museu etnológico e centro de convenções.
Nos limites do Paraíso Eco Lodge, além de inúmeras espécies de animais, como aves, roedores, felinos e outros, há ainda diversos rios,
cachoeiras e cavernas que tornam o local em um santuário natural. Há diversas trilhas que levam o visitante para o coração da floresta, em meio ao festival de cores, sons e aromas, capazes de provocar sensações de paz interior, tranquilidade e emoção.
Os bangalôs, cabanas e chalés são temáticos e divididos por
continentes (América, Ásia e África), contando com decoração requintada
e peças originais dos três continentes. Arquitetura, aromas, artes
e costumes de lugares paradisíacos como China, Bali, Índia, Japão, Tailândia, Andes, Sierra Madre, Rochosas, Apalaches, Ushuaia e África foram cuidadosamente inseridos no Paraíso Eco Lodge e remetem o visitante a lugares nunca antes visitados.
Os bangalôs Ásia foram criados exclusivamente para casais e têm a decoração inspirada na sensualidade e nos mistérios do Oriente. Requinte e bom gosto estão presentes desde a escolha das cores até os aromas e móveis de cada unidade. No módulo Ásia, as opções de hospedagem são os chalés Tailândia, Bali, Índia, China ou Japão.
Os chalés América contam com apartamentos que medem entre 85 e 120 metros quadrados e possuem estilo das cabanas de montanhas canadenses. Com decoração singular, alguns bangalôs possuem hidromassagem, lareira ecológica, entre outras comodidades. As opções dos bangalôs são Ushuaia, Andes, Sierra Madre, Rochosas, e Apalaches.
Já as cabanas do módulo África foram especialmente projetadas e construídas como casas em árvores. Todas em madeira e com telhado semelhante a sapé, as suítes contam com decoração especial e disponibilizam muito conforto aos seus hóspedes, que podem escolher entre as opções Bambara, Dan, Dogon, Massay e Yoruba.
Principais atrações
Pico do Gavião Branco – é o teto da Serra de Paranapiacaba, ponto culminante da região, com ampla visão de 360 graus.
Gruta do Guardião – com formações calcárias de vários formatos, a gruta possui um imponente salão com altura de 20 metros, com espeleotemas (formações rochosas típicas de cavernas) em pleno desenvolvimento. Leva esse nome porque a formação lembra um guardião na postura de sentinela.
Gruta do Dragão – esta cavidade natural é uma impressionante formação. Em seu pórtico de entrada, destaque para um travertino e um electite que contrariam as leis da gravidade.
Gruta misteriosa – sua origem, forma e momento de formação são um mistério, assim como ter sido abrigo natural de homens primitivos.
Cachoeira das Três Quedas – é formada pelo Córrego das
Mulheres, com a junção do Córrego Carioca, que ao longo de seu curso forma mais 16 quedas d’água e deságua por fim no Rio das Almas.
Cachoeira Dourada – formada pelo Córrego das Mulheres,
tem uma trilha bem sombreada e facilidade de acesso. Recebe esse nome em decorrência do tom dos raios de sol que atravessam a floresta e penetram em suas águas.
Cachoeira dos Anjos e Encanados – uma das melhores trilhas para observação da Mata Atlântica. No estágio clímax, a trilha
presenteia os visitantes com o desenho da silhueta de um anjo, formada pela dinâmica de suas águas transparentes e pela histórica ruína dos encanados, obra do período dos bandeirantes.
Observação de pássaros (birdwatching) – mais de 400 espécies de aves podem ser observadas, com a ajuda de guias especializados.
Intervales e Petar – além das fronteiras do Paraíso Eco Parque encontram-se vizinhos importantes como o Petar e o
Parque Intervales, excelentes destinos para continuar as atividades esportivas em ambiente natural.
Como chegar – De São Paulo, acessar a rodovia Castelo Branco sentido Interior. No quilômetro 129, saída B (Tatuí), seguir pela rodovia SP-127 sentido Itapetininga. A partir desse trecho, seguir indicações para Capão Bonito. Estando em Capão Bonito, seguir placas indicativas “Parque Estadual Intervales” ou “Intervales”. Siga até a placa informando “Paraíso”. Entrando no acesso recomendado nessa placa, em aproximadamente 5 km chega-se ao local.
Informações
(15) 3542-5507 – falecom@brasilparaiso.com